Data: 09/11/2020 à 11/11/2020
Local: Campinas/SP
ISSN: 2359-2141
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xivenes
CORRELAÇÃO ENTRE O PARÂMETRO DE QUALIDADE DE ÁGUA, CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (CE) E A CONCENTRAÇÃO DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO PARA UM TRIBUTÁRIO DE ACESSO AO LAGO DOS MANACÁS NO CAMPUS DA UFJF EM JUIZ DE FORA (MG)
Autores
GEOVANA GABRIELA COSTA, Luisa Souza Neves Frade da Cruz, Rafaela Pereira Sabino, Pedro Henrique Pontes Dias, Ricardo Stephani Mazzoco, Luiz Evaristo Dias Paiva
Tema
01 - PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS E MORFOLÓGICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar uma possível correlação entre a concentração de sedimentos e a condutividade elétrica para um pequeno curso d'água. O curso d'água apresenta, respectivamente, os valores médios 0,057 m² para a área da seção transversal; 1,146 m para o perímetro molhado e 0,44 m para a largura superficial, apresentando fluxo perene e desaguando no Lago dos Manacás, uma das coleções mais importantes de água para paisagismo, localizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, foram realizadas 14 campanhas de medições hidrosedimentométricas e foram também levantadas informações de qualidade da água. As medições foram realizadas entre agosto de 2018 e dezembro de 2019. As análises revelaram que a condutividade elétrica da água no curso d'água estudado aumenta com o aumento da concentração de sedimentos em suspensão.