XII ENREHSE - Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

Data: 18/03/2019 à 22/03/2019
Local: São Cristóvão - SE
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiienrehse

Produção do Caranguejo-Uçá no Estado de Sergipe: Avaliação quantitativa/teórica do potencial reaproveitamento de suas cascas como bioadsorvente para remoção de metais-traço em soluções aquosas.

Autores

Thayna Maria da Costa Santos, Roseane dos Santos Nascimento, Erik Sartori Jeunon Gontijo, Carolina de Castro Bueno, Adnivia Santos Costa Monteiro

Tema

Água para Todos: Não Deixar Ninguém para Trás

Resumo

O gerenciamento de resíduos sólidos e o tratamento eficiente de efluentes são atualmente grandes desafios para as Políticas Públicas e Ambientais no Brasil. Existem classes de resíduos orgânicos que não são devidamente descartados provocando danos ambientais e sanitários, além de descartar o potencial tecnológico e econômico existente em resíduos orgânicos. É o caso da casca de caranguejo. O elevado consumo do caranguejo uçá (Ucides cordatus Linnaeus) no Estado de Sergipe ? Nordeste do Brasil tem gerado resíduos que têm se tornado alvo de problemas de poluição e espaço em lixões ou aterros sanitários. Neste cenário, é imperativo encontrar soluções viáveis para unir essas duas problemáticas. Logo, este trabalho teve como objetivo identificar através do levantamento de dados, a localização, o quantitativo da produção/captura de caranguejo e sua comercialização, no Estado de Sergipe a fim de propor em trabalhos futuros, um melhor gerenciamento e aplicabilidade de seus resíduos sólidos, como por exemplo, na produção de bioadsorventes para tratamento e descontaminação de águas com metais-traço.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com