XIV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne

AVALIAÇÃO DE MEDIDAS DE GERENCIAMENTO DA DEMANDA NO SISTEMA HÍDRICO DO DESCOBERTO E INTERLIGAÇÕES COM SISTEMA SANTA MARIA/TORTO.

Código

10966

Autores

Pamella Brenda Carvalho Gonçalves

Tema

01. Alocação negociada de águas como instrumento de gestão

Resumo

Devido ao agravamento da escassez de água em grandes centros urbanos houve a preocupação com a garantia da segurança hídrica nessas regiões. Nesse cenário, percebe-se que a crise hídrica ocorre em função da expansão urbana desordenada, baixos índices pluviométricos, uso não racional de água e possíveis falhas no gerenciamento integrado dos recursos hídricos. A aplicação de medidas de racionamento foi uma das alternativas para cidades que tiveram que enfrentar a escassez hídrica. Tendo em vista que Brasília aplicou essas medidas para a mitigação da crise hídrica que atingiu a capital no período de 2016 à metade de 2018, esse trabalho propõe avaliar a efetividade das medidas de racionamento aplicadas no DF. Foi utilizado o modelo Water Evolution and Planing-WEAP para a elaboração de cenários distintos que buscaram verificar o nível do reservatório. Como resultado, tem-se que o reservatório Santa Maria retomará o 100% do volume útil nos cenários hidrológicos otimistas. Em relação ao reservatório Descoberto foi observado que com a contribuição do Corumbá IV haveria disponibilidade hídrica para o abastecimento desse sistema até mesmo em períodos de seca.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com