XII ENAU - ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS

Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne

AVALIAÇÃO DE RESERVA DE ÁREAS PARA AMORTECIMENTO DE CHEIAS EM LOTEAMENTOS URBANOS: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO ? SC.

Código

10738

Autores

Gustavo Kretschmann Lima, Franciele Zanandrea, FERNANDO DORNELLES

Tema

03. Processos hidrológicos e modelagem em áreas urbanas

Resumo

A urbanização intensa das cidades brasileiras sem o devido planejamento tem provocado o agravamento de enchentes naturais e a ampliação da sua frequência, além de criar pontos de alagamento localizados. Isso ocorre devido à impermeabilização do solo que aumenta o volume escoado e diminui áreas verdes para amortecimento. Neste contexto, esse trabalho buscou verificar a área a ser reservada para o controle do escoamento pluvial através de reservatórios de detenção visando o máximo benefício (melhor amortecimento). Para isso, apresenta-se uma análise técnica para diferentes cenários de reservação de áreas através de um estudo de caso para uma área a ser loteada no município de Tubarão (SC). A avaliação dos cenários propostos foi realizada através de modelagem hidrológica e hidrodinâmica com o uso do modelo SWMM. Verificou-se que o melhor cenário é o com reservação de 2,0% da área total para amortecimento. Este cenário apresentou um amortecimento superior a 32% em relação ao cenário sem reservação.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com